segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Resenha: Rio 2054

Autor: Jorge Lourenço
Editora: Novo século
Número de Páginas: 374
Ano de Lançamento: 2013
Classificação: 



O livro Rio 2054 se passa no futuro, quando o Rio de Janeiro foi destruído por um guerra pelos royalties de petróleo. Depois dessa guerra, o Rio foi dividido em duas partes: a parte pobre, os escombros e a parte rica, as luzes. 
O livro se passa com o personagem principal, Miguel, que mora nos escombros. 

“Como a humanidade é mesquinha”, pensou. “Conseguimos viver nossa ilusão de segurança normalmente enquanto tem gente passando fome bem ao nosso lado. Atribuímos o bem-estar ao nosso trabalho, ao merecimento ou até à sorte. E não abrimos mão disso.”

Um dia ele vai ver um amigo seu em uma guerra de gangues e acaba descobrindo uma coisa curiosa que vai meter ele em uma revolução inesperada. Na minha opinião, Rio 2054 é um livro muito bom, mas as vezes dava a impressão de poder ser melhor. Tinha certas situações que eu sentia que o autor poderia ter aproveitado muito mais, mas não foram aproveitadas e até certo momentos pareceu que ele queria fazer um certo resumo. Mas fora isso, ele foi um livro muito bom que da para você parar e refletir por um tempo, porque ele nos faz pensar sobre os dias de hoje e como a sociedade é dividida e como o nosso país é comandado por empresas de poder maior... Bom, não vou me aprofundar aqui né. Mas o final é realmente surpreendente e chocante. Acho que é de surpreender qualquer um, isso sem dúvidas. Se você quer uma distopia que se passa no Brasil e quem sabe diferente das outras que estão saindo por aí, eu recomendo Rio 2054. 

"Essa cidade, assim como tantas do mundo inteiro, sempre foi partida. A diferença é que aqui, as fronteiras são mais visíveis. Toda cidade é permeada por níveis de exclusão. A Indiferença é inata a qualquer sociedade humana."

Até mais o/ ~Theus

Um comentário:

  1. Achei muito legal uma distopia passada no Rio :D Se eu vir esse livro por aí, dou uma olhada e compro.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir