sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Resenha: Extraordinário


Título Original: Wonder
Título no Brasil: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2013


O Título já resume o livro, não? Esse livro é completamente Extraordinário. Ele te prende da primeira á última página com a fascinante história de August, um garotinho de 10 anos com deformidades faciais que irá enfrentar o ambiente hostil da escola pela primeira vez.
Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola.Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.                                                                                              Pág. 11 
Não só August, mas como todos os outros personagens secundários são encantadores. E cada um tem um capítulo inteiro para relatar seu ponto de vista e confesso que me surpreendi com o ponto de vista de todos, você tecnicamente começa a odiar todos ao ler as últimas páginas do capítulo narrado por August, ou por Via. Mas após terminar o capítulo narrado por eles, você entenderá o porquê de tudo. É incrivel como você consegue viver, respirar  e ver como August enquanto lê o livro, você consegue ver o que realmente o Bullyng é capaz, mas também consegue entender o pensamento desses garotinhos e garotinhas iguais ao August espalhados por aí. A autora te prende no encantador universo de August com essa escrita empolgante e cativante que te deixa boquiaberto a cada capítulo terminado.
Apesar de tantos empecilhos August consegue se adaptar a escola, fazer novos amigos e conquistar o carinho, a admiração e a amizade de todos. Em minha humilde opinião, esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, não só do Brasil, mas do mundo. Pois creio que ao ler esse livro, cada pessoa entenderia o significado de ser um pouco mais gentil do que o necessário e esse mundo nada gentil se tornaria um lugar bem melhor, não só para os Augusts, mas para todos.
Se você não leu, está esperando o quê? Corra para a livraria, biblioteca ou sebo mais próximo e compre/alugue logo o seu.  Ou baixe o e-book se não conseguir esperar.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.                                                                   Preceito do Auggie (Apêndice)
*Não irei classificar por estrelas pois esse livro só tem uma classificação possível: Melhor que lasanha. 

By: Tribute (Vini)

Um comentário:

  1. Concordo que esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas do mundo, ainda não li, mas já está na minha lista de desejados. Ás vezes também não podemos julgar quem faz o Bullyng, porque talvez nem essa pessoa saiba que está causando tanto sofrimento em outra, e o fato de quem sofre o Bullyng não chegar no agressor e conversar, só tem um motivo: medo. Adorei a resenha, até mais!

    - www.cabanaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir