terça-feira, 5 de novembro de 2013

Resenha: Feios

Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 416
Ano de Lançamento: 2012
Classificação:

(Capa brasileira e a capa original)

A história do livro Feios se passa em um futuro pós-apocalíptico, depois que um vírus se espalhou e a humanidade quase foi extinta. Nele, a humanidade é dividida entre os Feios e os Perfeitos. Antes de completarem 16 anos, os jovens moram na Vila dos feios e ficam la até seu aniversário. Depois disso eles passam por uma cirurgia dada pelo governo, de graça, onde todos os defeitos que eles têm, no corpo ou no rosto, será desfeito e eles se tornam Perfeitos e passam a viver em Nova perfeição, o lugar onde os perfeitos moram, e terão uma vida perfeita, literalmente.
 A história é narrada do ponto de vista de Tally Youngblood, uma jovem de 15 anos que se considera feia, como todos os outros jovens que não passaram pela cirurgia, e está muito ansiosa para ser operada. Um dia, indo à Nova Perfeição visitar um amigo que era mais velho que ela e já se tornou perfeito, ela conhece uma menina, feia também, chamada Shay. Por ironia do destino, elas fazem aniversário no mesmo dia.  Elas viram amigas imediatamente, começam a aprontar juntas e se aventurar e a criar problemas. Quando falta apenas uma semana para o aniversario de Tally, Shay desabafa para a amiga que conhece uma resistência chamada de Fumaça, onde ninguém precisa passar pela cirurgia e não tem descriminação de quem é Feio ou Perfeito, e diz que pretende ir para la, e convida Tally. Imediatamente Tally nega a proposta e diz que seria horrível ficar Feia para sempre, mas mesmo assim Shay vai embora sem Tally, deixando apenas um bilhete com instruções secretas de como chegar a Fumaça que só Tally entenderia. No dia da cirurgia, algo errado acontece, Tally é levada a uma policial especial que é assustadoramente bela. E descobre que para se tornar perfeita terá que trair a própria amiga Shay.
 O livro Feios é um tanto diferente das distopias que estão saindo por aí. Não tem aquela menininha principal que é corajosa cheia de personalidade e tudo mais, pelo contrário. Tally é muito egoísta e é facilmente influenciável. Mas eu tenho que admitir que essa diferença que Feios tem com as distopias de hoje me conquistou. É muito legal ver a mudança de personalidade de Tally com o decorrer do livro, mas também é chato ver os argumentos "Fracos" que em certos momentos ela usa para justificar suas próprias atitudes. Mas se você for parar pra pensar, é "justificável" essa falta de personalidade na Tally, ela cresceu em uma sociedade aonde todos priorizam a beleza e não a inteligência, onde quem é mais bonito ganha mais popularidade e não quem é mais inteligente (qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera coincidência). Feios tem uma grande critica à sociedade sobre padrões de beleza e o porquê da beleza ser mais importante que a personalidade. E é um distopia que recomendo. E o Scott com certeza me ganhou como leitor.

Dica : Nunca, jamais, leia a ultima frase desse livro.

Ah, e com certeza somos Enferrujados. :)

Por: ~Theus

4 comentários:

  1. Parece ser muito bom *--*
    Estou curiosa pra ler esse livro.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    http://prypensando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde quando lançou esse livro, fiquei bem curiosa.
    Sua resenha me deixou ainda mais!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Te indiquei no meu blog na tag: Blog Versátil. Agora você deverá fazer o mesmo com o seu blog, e não se esqueça do selo! Já estou seguindo o blog, segue de volta? Um abraço, Daniel - Cabana Literária Link da publicação: http://cabanaliteraria.blogspot.com.br/2013/11/tag-blog-versatil.html#more

    A propósito, adorei a publicação, adorei o livro Feios também (:

    ResponderExcluir
  4. Pronto, agora estou com um pouco mais de tempo para visitar seu blog. Somos parceiros agora \o/ .. Vou cumprir a minha parte estando sempre por aqui. Bom, eu curti muito o livro Feios, penso que foi uma pena eu ter comprado em um sebo e o segundo sendo novinho. Sério, me apaixonei pelo livro e estou louco para terminar o que estou lendo para ler Feios (: - www.cabanaliteraria.blogspot.com (.br)

    ResponderExcluir