quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resenha: Jogos Vorazes


Nome do Livro: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
Classificação





Olá pessoal, se lembram de mim? É, eu sei que não... Sou o Vinicius, eu raramente posto na page e quando posto assino como "Tribute", Minha única resenha feita até hoje foi sobre o livro Sementes no Gelo, bom agora que sabem quem eu sou, darei um único aviso. Sou Tributo, então não liguem se eu exagerar ao falar sobre o livro: Jogos Vorazes.

*Pode conter Spoilers.

“Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.”

O livro te prende da primeira até a última página, contando a história de Katniss, uma menina que após perder seu pai, aos 12 anos, teve que aprender a se virar e tomar conta de sua família. Aprendeu com o pai a usar sua arma e seu símbolo de guerra, o arco e flecha e com o auxilio dele conseguia alimento para alimentar sua família, e claro, conseguir dinheiro e outras coisas, no "prego", uma espécie de mercado negro do Distrito 12.

"Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade."

Nessa jornada difícil, a jovem conhece Gale, o seu amigo e confidente. Um rapaz, que também usa a caça para sustentar sua família.  Ok, agora que já estão um pouco por dentro do inicio do livro vamos pular pros Jogos.

A protagonista, vivem em Panem, uma nação dividida em 12 distritos e a capital, que "renasceu das cinzas". Com o desenrolar da história, descobrimos que o motivo dos Jogos Vorazes, seria  a revolução dos distritos contra a Capital que acabou resultando com a destruição de um décimo terceiro distrito. Katniss é sorteada para participar dos jogos, junto com Peeta, um garoto que logo depois descobrimos ser apaixonado por Katniss.  Agora é sério, vou para o final, depois a opinião e pronto, fim, chega de spoilers e enrolações.

- Ninguém precisa realmente de mim. - diz ele, e não há nenhuma autopiedade na voz dele. É verdade que a família não precisa dele. Eles sentirão a sua morte, assim como um punhado de amigos. Mas continuarão com suas vidas. Até mesmo Haymitch, com ajuda de uma grande quantidade de aguardente branca, seguirá com sua vida. Percebo que apenas uma pessoa ficará irreversivelmente devastada pela morte de Peeta. Eu. - Eu preciso. Eu preciso de você.

No final de tudo, Katniss e Peeta vencem os jogos vorazes, mas os problemas não acabaram por ai, apenas começaram. Com essa vitória dupla (Os jogos só podiam ter apenas UM vencedor) O Presidente Snow (Presidente de Panem, Avá?) Se irrita com a atitude astuciosa dos garotos do 13, e é óbvio o que vem por ai, ele quer vingança. Ninguém dá a volta por cima do Tirano de Panem desse jeito e sai impune.

"Ela não faz ideia. Do efeito que ela pode ter." 

Bom, depois desse resumo vamos á minha opinião.
Para mim, o livro não tem NENNHUM ponto negativo ou algo que seja alvo de críticas, além da escrita fácil de ler e contagiante, o enredo do livro te prende de uma forma que você não sossega enquanto não ler "mais um capítulo".  Os personagens que te encantam e cativam com suas personalidades tão diferentes, Katniss tão explosiva, Peeta tão doce e "inocente", Gale tão amigo, Rue tão pequena e inofensiva, Effie tão cativante e carismática, Prim tão (ATENÇÂO, SPOILER, Se não leu os três livros não leia a próxima palavra e pule para o próximo paragrafo)  Explodida, huehehuehue.

Mas em fim, Jogos vorazes é um livro que vale a pena ser lido, relido, indicado, emprestado, pois todos merecem viver essa leitura tão fascinante.
Espero que tenham gostado, atá a próxima resenha. (Prometo não demorar, hehe)

- Gostaria muito de poder congelar esse momento, bem aqui, nesse instante, e viver assim para sempre.



By: Tribute (Vinicius)  

2 comentários:

  1. Ola
    Jogos Vorazes é totalmente demais! O filme eu não gostei (por ter lido o livro) mas o Em Chamas estava sensacional, eu aplaudi de pé, Ótima resenha!

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente surpreendente pra mim quando os filmes baseados em livros saem bons! Ainda não assisti Em chamas, mas sei por comentários como o seu que ele ficou ótimo mesmo!
      Obg ;D

      Excluir